sábado, 30 de agosto de 2008

Secretaria de Saúde do DF realiza mobilização contra a rubéola hoje!

As secretarias de saúde de todo o país farão uma campanha de mobilização contra a rubéola neste sábado (30/08). O alvo principal da campanha são os homens. Cerca de 512 mil pessoas foram imunizadas contra a doença até esta quinta-feira (28/08) no Distrito Federal. Porém, apenas 229 mil eram do sexo masculino. A expectativa da Secretaria de Saúde do DF é vacinar mais de 910 mil pessoas até 12 de setembro.

Neste sábado, das 8h às 17h, haverá vacinação em 344 postos em todo o DF. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Joaquim Barros, um total de 3.120 profissionais da área de saúde, policiais civis e voluntários serão mobilizados na reta final durante a campanha nacional de vacinação para a eliminação da rubéola no Brasil. “As pessoas que se vacinarem estarão contribuindo para a próxima geração, o que evitará que milhares de crianças nasçam com doenças como a cegueira e a sudez. Com isso, o estado também economizará no tratamento destas doenças”, avalia.

De acordo com Barros, cerca de 70% dos surtos de várias doenças provêm da circulação viral iniciada por homens. “Os homens já não gostam de ir ao médico e dificilmente também aceitam ser vacinados. Temos proporcionado uma grande infra- estrutura, mas não podemos amarrá-los e forçá-los a procurar um posto médico”, afirma Barros.

Campanha
A campanha de vacinação contra à rubéola começou em 9 de agosto e vai até 12 de setembro. De segunda-feira à sexta-feira as pessoas podem vacinar das 8h às 12h e das 13h às 17h, em um dos centros de saúde do DF. A coordenadora da campanha, e gerente da Vigilância Epidemiológica da SES/DF, Rosilene Rodrigues, explica que a vacina contra a rubéola só não é indicada para gestantes e pessoas com febre alta, alergia grave, em tratamento quimioterápico ou que tenham baixa imunidade.

Quem já tomou a vacina em outra época ou teve rubéola também deve ser vacinado nessa campanha. A pessoa ainda deve esperar 30 dias para engravidar e doar sangue.

Até esta quinta-feira (28/08) apenas 40% da população alvo da campanha tinha tomado a vacina, o que para o subsecretário representa um número bastante aquém das expectativas. “Falta muita gente. Colocamos equipes nas ruas, em lugares estratégicos como o metrô, escolas, empresas, centros de saúde e hospitais para facilitar a vida da população. As justificativas só podem ser comodidade, ignorância ou desrespeito à vida”, diz.

Brasil
A mobilização será em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, vão atender a população em 70 mil postos de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, o desafio é vacinar 70 milhões de pessoas, sendo 35,3 milhões de mulheres e 34,7 milhões homens. A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. No Brasil, a doença teve 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano.

» Confira os postos de vacinação no Distrito Federal (arquivo em formato xls, para excel)

0 comentários:

O Blog Êxito Brasilia foi criado com a finalidade de manter você visitante, informado sobre o que acontece aqui no Distrito Federal, aqui você vai ficar sabendo tudinho e um pouco mais... Fique atento, novas noticias podem surgir...